Padrinhos do Bem — uma forma de ajudar crianças carentes a serem protagonistas da sua própria história, de forma segura, rápida e prática.

Artigo criado por Barbara Lima e Mayara Silva

O Cenário

“Nós sabemos o quanto é complicado para os pais poderem comprar material escolar para seus filhos. Os preços aumentam de semestre para semestre. Principalmente quando falamos de educação pública, onde a dificuldade é ainda maior e vem por diversos fatores…”

O Desafio

“Criar uma aplicação, onde os pais irão cadastrar seus filhos que estudam em escolas estaduais e municipais, e a lista de material escolar que precisam e não tem condições de comprar.

Usuários avulsos e anônimos podem acessar, buscar a escola com base em alguns critérios de busca, visualizar a necessidade dos alunos carentes e fazer a doação dos itens que um determinado aluno esteja precisando.”

Posto o desafio, a equipe, prontamente, se reuniu discutiu sobre algumas ideias propostas, utilizamos o brainstorm nesse momento e chegamos a uma possível proposta:

O Diagrama do Duplo Diamante
O Diagrama do Duplo Diamante
O Diagrama do Duplo Diamante

Nesse mesmo momento foi acordado que a metodologia utilizada em todo o projeto seria o Design Thinking por ser uma metodologia mais dominada pela equipe, também optamos por usar a técnica do diamante duplo com o intuito de obter um olhar mais abrangente sobre o nosso problema e desenvolver uma melhor solução para o nosso usuário.

Com as metodologia e técnica definida, começamos a desenvolver a primeira parte do diamante duplo, Descoberta.

Fase da Descoberta

Nesta fase, com o objetivo de desenvolver um Produto Mínimo Viável (MVP), fizemos uma pesquisa de campo, a fim de entender melhor qual é o problema, quem é o nosso público, quais são suas dores e como desenvolver algo que agregue valor para eles.

Utilizamos a matriz CSD, para definir as nossas certezas, suposições e dúvidas do projeto.

Logo em seguida desenvolvemos uma pesquisa quantitativa e qualitativa, para extrair algumas informações do nosso Steakholders. Com o resultado da pesquisa, abstraímos os seguintes insights:

Resultado da Pesquisa Qualitativa e Quantitativa

No entanto, ainda ficaram algumas dúvidas. Para nos auxiliar e com objetivo de sanar essas dúvidas utilizamos a ferramenta do 5W1H, que consiste em responder às seguintes questões: What?, Who?, Where?, Why?, When? e How?

Técnica 5W1H

Diante de tudo visto até aqui, fizemos um benchmark para ver o que os nossos concorrentes diretos e indiretos oferecem, como é estrutura de seus sites, o que eles não oferecem e que seria viável oferecermos.

Benchmark

Vale ressaltar que aproveitamos e já analisamos o design do site, como os elementos estão estruturados, cores usadas, fontes etc.

Benchmark

Mesmo obtendo todas essas informações, ainda tínhamos algumas incertezas, por isso optamos por fazer mais uma pesquisa, mas dessa fez um pouco mais direcionada ao possível problema.

Assim que analisamos a segunda pesquisa e confrontamos com tudo o que já havia sido coletado conseguimos, finalmente, definir a problemática do projeto.

DEFINIÇÃO

Problema a ser Resolvido: Credibilizar a doação on-line, fazendo com que o as pessoas sintam-se seguras e confortáveis ao realiza a doação e tenha a certeza de que ela foi entregue a criança necessitada.

Personas

Nossas personas foram definidas com base nas pesquisas realizadas, foram encontrados dois perfis com características semelhantes.

Personas

Mapa da Empatia

Elaboramos um mapa da empatia com apenas uma das personas desse projeto, o Pai/Responsável da criança.

Mapa da Empatia do Pai/Responsável

Com as personas e mapa da empatia elaborados, definimos a nossa solução para o problema

Qual a Solução?

Com a problemática e personas bem definidas, chegou a hora de propor a solução ao problema. Portanto, reunimos a equipe e começamos a idealizar o projeto através do brainstorm, e aqui deixamos as ideias fluir com isso, surgiram diversas ideias, porém, como tínhamos que apresentar um MVP, tivemos que priorizar as funcionalidades que agregariam mais valor para que as seguintes problemáticas fossem resolvidas:

  • Ser uma doação segura.
  • Ser uma doação confiável.
  • Doar para um conhecido

Surgindo assim:

Padrinhos do Bem — uma forma de ajudar crianças carentes a serem protagonistas da sua própria história, de forma segura, rápida e prática.

Definido a ideia, podemos desenvolver o mapa da jornada do usuário.

Jornada do Usuário

Com o mapa da jornada do usuário conseguimos obter uma visão ampla e detalhada de toda a interação que o usuário terá ao navegar no nosso site.

Mapa da Jornada do Usuário

Nosso Valor

Para ajudar a definir nossa proposta de valor usamos o Business Model Canva.

Business Model Canva

Utilizamos também o Canva de Proposta de valor, para ajudar a estruturar a nossa proposta de valor. Veja aqui.

Proposta de Valor

Antes de Codar…

Claro que antes de finalmente pôr a “mão na massa” foi definido algumas coisas.

Para nos auxiliar e deixar explicito o que iriamos fazer a princípio e o que ficaria para depois, montamos uma matriz de prioridades, assim conseguimos focar no que realmente é importante.

Fizemos um alinhamento com toda a equipe para definir qual a estrutura iriamos ter no site. Isso foi organizado através do carding sorting. Veja aqui.

Arquitetura da Informação

Antes de iniciarmos as Prototipações desenhamos um fluxo para organizar todas as aplicações dentro do site. Acesse o fluxo aqui.

Protótipos

Usamos nesse projeto os protótipos de baixa fidelidade e de Alta fidelidade.

Optamos por começar a dar “cara” ao nosso projeto através dos Rabiscoframes.

Veja o Protótipo em alta Fidelidade para Desktop aqui.

Style Guide

Tudo foi bem pensado e planejado. Pensamos em design que não tivesse “cara” de ONG e que chamasse atenção, as cores escolhidas foram testadas, e passaram no teste de usabilidade para daltônicos.

A cor amarela estimula o cérebro, criando agilidade e energia, ativa o sistema linfático, feliz, otimista, confiante e edificante, associada com o intelecto, organização, discernimento, memória, clareza, tomada de decisão e bom senso

A cor roxa é purificação, limpeza, paz e equilíbrio, choque de Combate e medo, todos os tons de ajudar com transtornos mentais e nervosos, estimula a compaixão, intuição e imaginação, associado com o lado direito do cérebro, refere-se a sensibilidade, beleza e idealismo, associada com a realeza e nobreza;

Testes

Testamos o projeto com 2 pessoas, uma exemplificando a persona do Doador e a outra exemplificando a Persona do Pai/Responsável.

Demos a seguinte tarefa para o Doador:

“Faça a doação de um kit!”

Os feedback foram:

  • “Plataforma é muito fácil de usar, foi tão simples e rápido que nem percebeu que havia doado.”
  • “Senti, falta de um comprovante de doação.”

A tarefa do Pai/Responsável foi:

“Faça o cadastro de uma criança.”

Os feedback foram:

  • “Não consegui corrigir o meu CPF quando errei.”
  • “Foi um pouco complicado selecionar a escola.”

Propostas Futuras

Algumas, funcionalidade e ideias que surgiram no meio do caminho ficaram para uma segunda versão do site, sendo elas:

  • Vaquinha Virtual
  • Mensagem da criança para o doador
  • Doação Fixa Mensal
  • Doação de Itens

Conclusão

O principal objetivo do projeto foi desenvolver uma aplicação do zero, solucionando uma dor real e pertinente. Como estamos falando de um MVP, muitas funcionalidade não foram implementadas, ficando assim para uma próxima versão. A principal função do projeto, foi reunir pessoas de diferentes lugares, para resolver um problema em comum, na qual mitigaria a falta de recursos escolares para crianças carentes.

Considerações Finais

A equipe agradece imensamente a FCamara pelo oportunidade. Por meio desse Hackathon, conseguimos agregar valor para a nossa vida que são imensuráveis. Parabéns FCamara, pelo lindo trabalho, obrigada por pensar em nós que ainda estamos em processo de aprendizado, e nos dar essa rica oportunidade. A experiência que adquirimos nesse programa, com certeza, será para o resto da vida.

  • Bárbara Lima Adriano Siqueira
  • Giovanna Santos
  • Julia Dutra Gonçalves Leandro Josino
  • Mayara Nascimento Silva

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Fatec de Praia Grande - SP

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store